-

Bananeiras investe em Programa para a convivência com a seca

                        


Conviver com a seca, fortalecer a cultura resistente a longos tempos de estiagem e viabilizar meios para que o homem do campo possa ser capacitado para alcançar os resultados, assim o projeto das barragens subterrâneas, promovido pela Prefeitura Municipal de Bananeiras através da Secretaria de Agricultura com o Governo do Estado,  Emater,  Embrapa, Apoiar e o Instituto Sociedade População e Natureza- ISPN.
Com uma tecnologia social de baixo custo, onde é realizado o barramento com lona, impermeabilizando o solo e retendo a água no local. A técnica utilizada foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa e é replicada no Município, atendendo as regiões mais necessitadas de água. Já foram atendidas as comunidades de Caraubinha, Riachão, São Domingos, Santa Vitória e Boa Vitoria. 
Em Santa Vitória, seis (06) famílias estão sendo beneficiadas com 500 mudas de maracujá gigante, que estão sendo cultivadas em um plantio comunitário na área da barragem subterrânea.  Além do maracujá, culturas como feijão, couve, macaxeira e coentro ocupam o espaço que antes era seco.
Os produtores receberam orientação dos técnicos agrícolas da prefeitura e da Emater, na preparação do substrato, controle biológico de pragas, acompanhamento do espaçamento das mudas, do seu desenvolvimento, além, de promover um acompanhamento social dessas famílias que participam dos programas ligados a gestão municipal.
Com contrapartidas do Município, esse meio de captação de água atinge diversas comunidades carentes da região de Bananeiras que sofrem com a estiagem, proporcionando uma melhor qualidade para o cultivo de produtos que antes não poderiam se desenvolver pela falta de água.
A Prefeitura Municipal tem mantido uma preocupação constante na captação de recursos e meios para amenizar os processos de estiagem na região, garantindo a população uma melhor qualidade de vida, gerando renda a partir do cultivo de diversificadas culturas em uma região que historicamente sofria com a escassez de água. 
Bananeiras Online com Assessoria
Por:Diário de Cacimba de Dentro

Compartilhe :

veja também

Publicidade Publicidade Cacimba de Dentro-PB Secretaria de Educação Facebook

últimas notícias