-

Aumenta vazão da água do Rio São Francisco na Paraíba, afirma Aesa

Monitoramento da vazão liberada pelo Ministério da Integração Nacional é feito diariamente pelo governo estadual



Transposição do Rio São Francisco

Transposição do Rio São Francisco
Técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registraram na manhã desta terça-feira (4) um aumento significativo na vazão da água do rio São Francisco na divisa entre o Cariri da Paraíba e o estado de Pernambuco.
A medição foi feita no Portal das Águas, no município de Monteiro, onde foram registrados 7.450 litros por segundo. Na semana passada, entravam na Paraíba cerca de 3 mil litros por segundo.
O monitoramento da vazão liberada pelo Ministério da Integração Nacional é feito diariamente pelo governo estadual. Técnicos da Aesa também acompanham o deslocamento da água no rio Paraíba.
“Acima de sete metros cúbicos por segundo nós já temos um volume muito bom, mas a nossa expectativa, baseado nas conversas que tivemos com os técnicos do governo federal, é de que a vazão aumente ainda mais”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
Também são realizadas fiscalizações periódicas ao longo do curso do Rio Paraíba. Equipes formadas por técnicos da Aesa, Cagepa, Sudema e Polícia Ambiental inspecionam o percurso que será feito pelas das águas do Velho Chico até o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão. Moradores ribeirinhos são orientados sobre a necessidade de permitir o fluxo normal da água.  Oito plataformas eletrônicas, obtidas em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), serão instaladas no curso do Rio Paraíba para acompanhar a vazão das águas do Velho Chico na Paraíba.

Com:Portal Correio
Por:Diário de Cacimba de Dentro

Compartilhe :

veja também

Publicidade Publicidade Cacimba de Dentro-PB Secretaria de Educação Facebook

últimas notícias