-

‘Dia D’ de vacinação contra gripe ocorre em todo o estado

SES recomenda aos municípios que todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta da vacina



Vacinação, Gripe
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promove neste sábado (4), a abertura oficial do Dia D 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Este ano, a mobilização acontecerá no município de Itabaiana-PB. O evento será na Praça Epitácio Pessoa, centro da cidade, a partir das 8h30. A campanha começou no dia 10 de abril e vai até o próximo dia 31 de maio.
Além da vacina contra a Influenza para os grupos prioritários, a população poderá atualizar a caderneta de vacinação. No local, haverá a apresentação da Quadrilha dos Idosos de Itabaiana, do Grupo Folclórico de Juripiranga e terá um espaço dedicado às crianças com pula-pula, algodão doce e a presença do Zé Gotinha.
A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de pessoas para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta é que a cobertura seja de, pelo menos, 90% do público alvo, o que corresponde a 1.185.599 pessoas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 198.478 pessoas, o que corresponde a 16,74% dos grupos prioritários.
O município de Itabaiana tem uma população de 7.294 público alvo para a campanha da influenza, o que motivou a escolha para realizar a abertura da campanha 2019. “Itabaiana foi a escolhida para realizar a abertura do Dia D porque o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos, tendo assim o reconhecimento pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2017, a cobertura foi de 102,23%. Já ano passado, foi de 95,40%”, explica a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega.
A SES recomenda aos municípios que todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta da vacina. A ação, na Paraíba, irá contar com 1.523 mil pontos de vacinação e envolvimento de 7.388 pessoas.

Grupos prioritários

Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Situação epidemiológica

Em 2018, foram notificados 344 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, 273 foram descartados, 21 foram confirmados para H1N1, 11 para AH3, 2 para outros vírus respiratórios e 9 para sincial respiratório. Foram confirmados 19 óbitos por SRAG. Em 2019, foram notificados 92 casos suspeitos de SRAG. Destes, 37 foram descartados, 2 foram confirmados para H1N1 com 1 óbito e 14 foram confirmados para outros vírus com 2 óbitos.
Com:PortalCorreio

Compartilhe :

veja também

Publicidade Publicidade Cacimba de Dentro-PB Secretaria de Educação Facebook

últimas notícias